3 de outubro de 2017

Antivírus

Alguns antivírus bloqueiam aplicativos que disponibilizamos no GOVBOX, barrando o acesso ou até mesmo excluindo o aplicativo em questão, mesmo estes estando assinados digitalmente.
Quando há um bloqueio ou exclusão por parte do antivírus, o GOVBOX mostra um aviso para o usuário adicionar o diretório do GOVBOX na lista de exceções do antivírus:

aviso

Para fazer isso, é só seguir as instruções:

Diretório de instalação do GOVBOX:

O GOVBOX é, por padrão, instalado no diretório principal do seu computador, variando se ele é x86(“C:\Program Files\GOVBOX”) ou x64(“C:\Program Files (x86)\GOVBOX”). O modo mais prático de verificar onde ele está, é clicando com o botão direito sobre o ícone do GOVBOX na área de trabalho, e selecionando a opção “abrir local do arquivo”, assim, a pasta de instalação abrirá, e o caminho estará descrito no topo da janela:

*Copie esse caminho, ele será utilizado ao adicionar a exceção no antivírus.
diretorio

 

Agora, selecione o antivírus que você utiliza e siga os passos conforme a numeração nas imagens:

avg avast avira
kaspersky defender norton

 

AVG

Com um duplo clique sobre o ícone do AVG na bandeja do Windows, a seguinte tela aparecerá:

avg1

1 e 2: Clique em Menu >> Configurações;

avg2

3: selecione a guia Geral >> Exceções;
4: cole o caminho copiado do Diretório de instalação do GOVBOX (ou se preferir utilize o botão “navegar” para selecionar o diretório do GOVBOX);
5 e 6: após informar o caminho, clique em Acrescentar, e OK.

Depois de fazer isso, reinstale o(s) aplicativo(s) que foi(ram) bloqueado(s) pelo antivírus.

Avast

avast1

1: abrindo o Avast, clique no menu Configurações no canto inferior esquerdo;

avast2

2: selecione a aba Exclusões, localizada na guia Geral;
3: cole o caminho copiado do Diretório de instalação do GOVBOX (ou se preferir utilize o botão “procurar” para selecionar o diretório do GOVBOX);
4 e 5: após informar o caminho, clique em Acrescentar, e OK.

Depois de fazer isso, reinstale o(s) aplicativo(s) que foi(ram) bloqueado(s) pelo antivírus.

Avira

Clique com o botão direito sobre o ícone do Avira na bandeja do Windows, e selecione a opção Gerenciar Antivírus, a seguinte tela aparecerá:

avira1

1 e 2: clique em Extras e selecione a opção Configuração;

avira2

3: clique em Exceções;
4: cole o caminho copiado do Diretório de instalação do GOVBOX (ou se preferir utilize o botão “…” para selecionar o diretório do GOVBOX);
5: clique em Adicionar >>;
6 e 7: clique em Aplicar e então em OK.

Depois de fazer isso, reinstale o(s) aplicativo(s) que foi(ram) bloqueado(s) pelo antivírus.

Kaspersky

kas1

1: clique no botão de Configurações, localizado no canto inferior esquerdo;

kas2

2 e 3: selecione o menu Adicional, e clique em Ameaças e Exclusões;

kas3

4: clique sobre Gerenciar exclusões, uma nova tela irá surgir, então clique no botão Adicionar, localizado no canto inferior direito;

kas4

5: cole o caminho copiado do Diretório de instalação do GOVBOX (ou se preferir utilize o botão “Procurar…” para selecionar o diretório do GOVBOX);
6: clique em Adicionar e confirme a tela que irá aparecer.

Depois de fazer isso, reinstale o(s) aplicativo(s) que foi(ram) bloqueado(s) pelo antivírus.

Windows Defender

defender1

1: clique no botão de Configurações, localizado no canto superior direito da tela;

defender2

2: deslize para baixo até encontrar o tópico Exclusões, então clique em Adicionar uma exclusão;

defender3

3: clique na opção Excluir uma pasta, uma janela para seleção da pasta aparecerá, cole o caminho copiado do Diretório de instalação do GOVBOX (ou se preferir navegue pelas pastas até o diretório do GOVBOX), após informado, clique em Excluir esta pasta.

Depois de fazer isso, reinstale o(s) aplicativo(s) que foi(ram) bloqueado(s) pelo antivírus.

Norton

Instalação:
O Norton as vezes bloqueia o próprio instalador do GOVBOX, impedindo o usuário de fazer a instalação do programa. Nesses casos, o usuário só precisa desabilitar o antivírus por alguns minutos, clicando com o botão direito no ícone do Norton na bandeja do windows (local onde aparecem ícones de programas ao lado do relógio, no canto inferior direito da tela), e selecionando a opção “Desativar Auto-Protect”, uma janela abrirá pedindo o tempo que o usuário deseja manter essa função desativada (15 minutos são o suficiente). Selecione o tempo e confirme a tela. Após feito isso, baixe o GOVBOX novamente e continue com a instalação sem problemas.

Adicionando na lista de exceções:

norton1

1: clique no botão de Configurações, localizado no canto superior direito da tela;

norton2

2: selecione a opção Antivírus;

norton3

3: vá até a aba “Verificações e riscos”, então deslize para baixo até a configuração chamada “Exclusões/baixos riscos”;
4: selecione a opção “Configurar [+]”, do item “Itens a serem excluídos das verificações”, conforme indica a imagem;

norton4

5: clique na opção “Adicionar pastas”;
6 e 7: cole o caminho copiado do Diretório de instalação do GOVBOX (ou se preferir utilize o botão da direita para navegar pelas pastas até o diretório do GOVBOX), deixe a opção “Incluir subpastas” marcada, e então clique em Ok;
8 e 9: clique em Aplicar, e então em Ok;

Depois de fazer isso, reinstale o(s) aplicativo(s) que foi(ram) bloqueado(s) pelo antivírus.

 

Reinstalar os aplicativos que foram bloqueados:

O último passo é reinstalar os aplicativos que foram bloqueados anteriormente, para fazer isso é só clicar no menu do aplicativo desejado (canto superior direito do ícone, dentro do GOVBOX), e selecionar a opção reinstalar.