Como converter o arquivo CAGED para acerto?

caged

O envio do CAGED em acerto tem como propósito reparar os erros cometidos em declarações entregues e esquecimento do envio no prazo. Diante disso, uma vez que seja entregue o arquivo “ACERTO”, a declaração gerada e entregue anteriormente dará lugar a este novo arquivo entregue.

Para tanto, primeiramente é necessário gerar o arquivo CAGED no sistema de folha de pagamento. Ou ainda, é possível incluir manualmente pelo ACI os dados do mês de competência que o primeiro arquivo foi gerado e transmitido, como os dados da empresa, das movimentações, do responsável autorizado e as informações de ACERTO.

Caso o arquivo tenha sido gerado pelo sistema de folha, acesse o programa ACI, clique no menu Arquivo/Abrir e selecione o arquivo CAGED gerado. Na tela seguinte, clique no ícone “Disquete” localizado na parte inferior para gravar esse arquivo, atribuindo um nome de fácil identificação. Na sequência, clique no menu Arquivo/Converter para Acerto e selecione o arquivo salvo anteriormente. Na próxima tela, selecione o mês de competência atual, clique no botão converter e salve novamente o arquivo gerado.

O ACI mostrará automaticamente o arquivo ACERTO para conferência das informações. Para visualizar as informações do acerto, clique no botão “Acertos” encontrado no menu lateral esquerdo. Na tela, na parte superior deverá mostrar o mês que será transmitido o acerto e no campo acerto a competência a qual se refere o arquivo. Posteriormente, basta fazer a transmissão do arquivo CAGED através do site, analisando-o antes.

O GOVBOX é um aplicativo que instala e atualiza todos os aplicativos do governo. Nele, a versão do ACI sempre será atualizada automaticamente. Ao usar o novo ACI pelo GOVBOX, o usuário conseguirá utilizar normalmente, sem que apresente qualquer erro de mal funcionamento.