Como enviar o cadastro do NIS

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O cadastro do NIS garante a identificação do trabalhador em diversos órgãos governamentais. Este cadastro é feito pelo Conectividade Social ICP, por meio de certificado digital padrão ICP-Brasil. Entretanto, só é possível realizar o cadastro através do envio de um arquivo digital, gerado por um sistema de folha de pagamento, podendo este ser em lote, contendo informações de todas empresas e empregados cadastrados. Após a geração do arquivo, é necessário acessar o site do Conectividade Social.

No site Conectividade Social ICP, clique em Caixa Postal e, no menu lateral esquerdo, clique na opção Nova Mensagem. Na tela seguinte, selecione a opção “Envio de Arquivo Cadastro NIS” e clique em Continuar.

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Posteriormente, após carregar a página, dê um nome para a mensagem. E, depois, anexe o arquivo gerado pelo sistema Rumo. Clique no botão Salvar, após isso o sistema conectividade, vai gerar um arquivo “.zip” com o nome informado anteriormente na mensagem, salve esse arquivo em seu computador.

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Finalizando o processo, ao clicar em enviar, na tela seguinte selecione o arquivo “.zip” salvo anteriormente em seu computador. Depois, basta clicar em enviar.

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Após dois dias do encaminhamento do arquivo, a CAIXA irá responder com um arquivo de retorno, em formato TXT. Para empregados que não possuem número de PIS cadastrado, este processo será responsável pela sua criação.

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